Os joelhos são áreas bastante sensíveis e que merecem um cuidado especial no treino de força, como musculação e crossfit. Para protegê-los, existe a faixa elástica para joelho.
Ela também é capaz de ajudar a melhorar a sua performance em determinados movimentos. Quer entender melhor sobre esse importante acessório? Siga conosco!
Para que serve a faixa elástica para joelho?
A faixa elástica para joelho, também conhecida como straps de joelho, é um acessório protetor, capaz de garantir maior firmeza e desenvoltura de movimentos, além de dar mais confiança para que o praticante realize determinados tipos de exercícios.
Como ela promove estabilidade e compressão dos joelhos, reduzindo o risco de lesões, é ótima para treinamentos de LPO.
Os atletas de alto rendimento usam essas faixas há bastante tempo, principalmente fisiculturistas e quem levanta muito peso, justamente para reduzir o risco de lesões.
Com ela, você conseguirá proteger tanto suas articulações, como sua musculatura. E pode ser usada tanto em treinos de crossfit como de musculação.
Benefícios
Entre os benefícios de usar a faixa para joelho estão:
- manter os joelhos aquecidos durante os exercícios;
- auxiliar na estabilização dos joelhos, fazendo uma compressão neles;
- incrementar a auto percepção do atleta (propriocepção);
- aumentar o fluxo sanguíneo, evitando inchaços, diminuindo o tempo de recuperação e o risco de lesões;
- absorver impactos nos lunges.
Algumas faixas, no entanto, oferecem uma compressão tão poderosa que aumentam significativamente a carga que o atleta consegue levantar e por isso são proibidas em determinadas competições. São perfeitas para uso em treinos de força bastante intensos.
Como usar a faixa de joelho?
Colocar a faixa de joelho não é uma tarefa muito difícil. Mas você precisa de atenção, para que o acessório fique no lugar certo, fazendo pressão nos pontos adequados, evitando outros problemas.
Nunca enrole a faixa com ela solta, porque você perderá tempo e não aproveitará todo o efeito que a faixa poderá oferecer. Então, sempre passe a faixa com ela enrolada.
Outra dica é não passar a faixa com o joelho flexionado ou semi flexionado. Deixe a perna estendida e o quadríceps travado, para que a rótula fique na posição certa. Aí é só começar a enrolar a faixa de baixo para cima, colocando o fim da faixa no início do novo elo. Finalize cerca de 4 dedos acima da rótula – e depois volte a faixa fazendo movimentos de X. Coloque a ponta por dentro da faixa para prender.
O ideal é sentir a rótula apertada, mas não muito desconfortável. Ao terminar o exercício, é só puxar a ponta que você colocou por dentro. Enrole a faixa para poder usá-la novamente.
Qual a melhor faixa elástica para joelho?
Na hora de encontrar a melhor faixa elástica para joelho para musculação ou crossfit, existem alguns pontos que você precisa observar, como:
- material do qual a faixa é produzida (boas opções são elastano, poliéster e algodão, que ajudam o corpo a respirar e ao mesmo tempo oferecem pressão, além do elástico de alta compressão);
- o tamanho da faixa, com uma altura e comprimento adequados para o seu tamanho;
- se a faixa não torce conforme o uso (um material de qualidade e uma largura maior são fundamentais para que isso não aconteça);
- o fechamento da faixa (algumas contam com fecho de contato, que traz ainda mais segurança e estabilidade no uso).
Não se esqueça de verificar se essa é realmente a melhor opção para o seu treino. Além da faixa elástica, existem outras opções de joelheiras para crossfit, como a joelheira elástica e de neoprene.
Nesse caso, para crossfit, as mais usadas são as de 5mm de espessura (para treinos de força e durante Wods dinâmicos) e a de 7 mm de espessura (em todos os treinos de força, porque oferecem uma compressão maior, não são usadas durante os Wods).
Os tamanhos das faixas elásticas são variáveis – em geral vão de 180 a 200 cm de comprimento por 8 cm de largura. Quanto mais comprida e larga for a faixa, mais voltas será possível dar ao redor do joelho e, portanto, maior será a compressão.
Quando usar a faixa elástica para joelho?
A maioria dos movimentos do crossfit traz algum impacto para os joelhos – e quanto mais pesadas ficam as cargas, mais essas articulações podem sofrer, aumentando o risco de lesões e de inflamações, como as tendinites.
Então, nos treinos de força, tanto de crossfit como de musculação, vale a pena investir na faixa elástica como forma de proteção.
No crossfit, existem alguns movimentos que também são favorecidos com o uso da faixa, como squats, snatchs, clean and jerk e wall ball. Nesse caso, ao usar a faixa, você terá uma proteção extra e um suporte adicional contra as tensões, reduzindo a sobrecarga dos joelhos e diminuindo as chances de lesões.
Todos os atletas podem se beneficiar do uso das faixas – desde os novatos, até os mais experientes.E aí, já sabe tudo sobre a faixa elástica para joelho? Conheça a faixa de joelho da Be Stronger, com fechamento com fecho de contato, elástico de alta compressão e largura de 8 cm!