Quem pratica musculação ou crossfit, sabe o poder dos bons acessórios. E um deles são os straps. Eles funcionam como se fossem faixas que envolvem o punho e a barra ou halter, “ligando” o peso à mão do atleta.
Assim, há uma redução em boa parte do trabalho de segurar a carga durante os exercícios, ajudando a melhorar os resultados do praticante. Quer entender melhor sobre o assunto? Siga a leitura!
Para que serve os straps?
Os straps servem para dar mais força aos pulsos (que costumam chegar a falha antes dos dorsais em exercícios como levantamento terra, por exemplo). Dessa forma, o atleta consegue realizar mais repetições, sobrecarregando o músculo que realmente se deseja trabalhar – e não os antebraços ou o pulso.
Isso acontece porque o strap ajuda a reduzir a carga dos pulsos, de modo que o músculo-alvo seja trabalhado até, realmente, atingir a falha. Dessa forma, os straps são usados nos exercícios que implicam movimentos de puxada, como: levantamento terra, remo com barra, remo com halter, elevações de tronco, puxada de dorsais na polia alta, encolhimento com barra ou halteres e remada vertical com barra.
É claro que você não é obrigado a usar os straps em todos esses exercícios. Mas, ao usar o acessório, você não terá que se preocupar tanto em segurar a barra e poderá se concentrar em trabalhar ao máximo os trapézios e os dorsais.
Como usar strap para academia?
A boa notícia é que usar o strap para academia não é muito complicado. Montamos um passo a passo bem simples para lhe ajudar:
Passo 1: cada strap possui uma fenda em cada uma das extremidades. Introduza um lado do strap nessa fenda, formando um círculo.
Passo 2: coloque os seus pulsos nessas aberturas circulares.
Passo 3: deixe a parte da fenda do lado de baixo da sua mão.
Passo 4: comece com a mão que você tem menos coordenação motora e coloque essa mão na barra. Enrole a fita ao redor dela.
Passo 5: repita o mesmo processo com a outra mão.
Passo 6: certifique-se de que o strap está bem apertado, de forma que a barra fique bem aderida.
Quando usar ou não usar straps
ssUma dica importante, contudo, é evitar usar o strap como se fosse uma “muleta”. Por exemplo para realizar movimentos e levantamentos os quais você ainda não tem força suficiente na pegada. Pois, nesse caso, há mais riscos de lesões.
O ideal é usar o strap quando a força da pegada acaba interrompendo a série de exercícios antes que o músculo alvo seja trabalhado até o limite. Se a força da pegada não é um problema para você, apenas uma questão de hábito, é possível dispensar o uso do strap.
Qual o melhor strap para crossfit?
Embora o strap possa ser usado tanto para musculação como para crossfit, nesse último os modelos de grip de mão são os mais usados. A diferença é que eles são um pouco mais reforçados.
A escolha é muito individual e você deve conferir pontos como firmeza durante a atividade, conforto e segurança. Os modelos mais usados são:
- Hand grip de dedos: modelo mais comum e usado por praticantes iniciantes que não fazem grandes movimentos com a barra. Conforme for evoluindo, é melhor optar por outro hand grip.
- Hand grip ginásticos: não tem o espaço para os dedos e existe uma espécie de “almofada” nas pontas, aliviando a pressão nos dedos e no antebraço, o que oferece ainda mais firmeza para as mãos, fazendo com que o praticante se mantenha por mais tempo na barra e realize mais reps.
Caso prefira os straps, também há algumas boas opções, como a tala com strap acolchoado, que traz ainda mais segurança para os movimentos, já que possui um neoprene no pulso e uma fita de 25 cm feita em algodão, trazendo mais conforto e evitando que a fita fique escorregadia.
Outra opção é o strap de algodão mais longo, com a fita com 53 cm de comprimento, para enrolar na barra com conforto e segurança. E, para quem está em busca de ainda mais conforto, há o strap acolchoado, produzido em nylon com costura reforçada e acolchoado super macio.
Agora você já sabe tudo sobre os straps? Encontre os modelos certos para sua prática na Be Stronger!