A mini band tem se tornado cada vez mais presente na rotina de exercícios de várias pessoas. Práticas, elas podem ser usadas nos treinos em casa, levadas em viagens e também ajudam a diversificar as atividades de fortalecimento.
Essas faixas elásticas são faixas de resistência e podem ser usadas para exercícios de fortalecimento ou de alongamento, para a parte superior ou inferior do corpo. Quer saber mais? Siga a leitura!
Como funciona o mini band?
Embora esteja em alta, não é uma novidade – já que ela surgiu na década de 1980 nos ginásios de reabilitação dos EUA em forma de faixas elásticas. Surgia, assim, o Thera Band, um produto patenteado.
No Brasil, as mini band são produzidas com látex, trazendo ainda mais resistência e dificuldade na execução do exercício, melhorando o fortalecimento muscular.
Os kits de mini band, geralmente, são compostos com elásticos de cores diferentes, sendo que cada cor indica um tipo de resistência, indo da mais leve à mais pesada. As cores podem variar de fabricante para fabricante, mas, em geral, a segmentação é:
- amarelo: extra leve;
- verde: leve;
- vermelho: médio;
- azul: pesado;
- preto: extra pesado.
Por que treinar com mini band?
Treinar com a mini band traz uma série de vantagens. Vamos ver as principais:
- aumento do tônus muscular;
- mais amplitude aos movimentos, fortalecendo, também, as articulações, reduzindo as chances de lesões;
- possibilidade de todos os tipos de praticantes usarem os elásticos (já que há gradação para os iniciantes e avançados);
- ajuda a manter os membros alinhados, corrigindo a postura e melhorando a mobilidade e flexibilidade do corpo;
- permite trabalhar diferentes partes do corpo;
- acessório compacto, ideal para treinar em casa ou onde você estiver;
- é um acessório relativamente barato, com excelente custo-benefício.
Quais exercícios fazer com mini band?
Como o mini band é bastante versátil, existem vários exercícios que você poderá realizar. Separamos alguns para te inspirar.
Abdutores
Para fazer esse exercício, coloque a faixa elástica acima dos tornozelos e deite-se de lado, com os pés juntos e as pernas esticadas. Levante a perna que está por cima, sem flexionar o joelho. Faça de 10 a 15 repetições e troque o lado.
Para ter mais equilíbrio, uma dica é apoiar no chão o braço oposto à perna que está realizando o movimento.
Agachamento
Posicione a mini band um pouco abaixo dos joelhos. Coloque os pés em uma largura equivalente a linha dos ombros. Agache abrindo os joelhos para o lado. Atenção à coluna, mantendo a postura ereta durante o movimento. Respeite a linha dos joelhos enquanto estiver agachando. Retorne a posição inicial.
Caminhada lateral
Envolva a mini band nas pernas, deixando-a cerca de 2 dedos acima da linha dos joelhos. Afaste os pés, com uma amplitude semelhante à linha dos ombros. Agache até deixar os joelhos em 90 graus.
Nessa posição, comece a caminhar para os lados. Dê 10 passos para a direita e depois mais 10 passos para a esquerda.
Elevação posterior
Coloque a mini band sobre os tornozelos. Posicione os pés lado a lado, em uma largura semelhante à linha dos ombros. Coloque a perna esquerda um pouco mais para trás que a direita. Concentre a força no tornozelo esquerdo e eleve-o para trás. Eleve o máximo que conseguir e retorne lentamente a posição inicial. Complete a série e faça com a outra perna.
Pulley
Estenda os braços e segure a mini band acima da cabeça. Puxe o elástico e flexione o cotovelo formando um ângulo de 90 graus entre braço e tronco. Faça sua série e repita do outro lado.
Flexão horizontal dos braços
Deixe os pés paralelos aos ombros e os joelhos levemente flexionados. Cruze os braços em frente ao corpo com a mini band em torno das mãos. Estique o elástico na palma das mãos, aumentando o ângulo da flexão horizontal.
Deltoide posterior
Deixe os pés paralelos aos ombros e mantenha os joelhos semiflexionados. Estenda os braços à frente do tronco, com a minibanda em volta dos punhos. Empurre o dorso das mãos para fora.
Tríceps francês
Fique com os pés paralelos aos ombros e os joelhos semiflexionados. Segure a mini band com as duas mãos, com a esquerda na altura do ombro e o cotovelo flexionado. Posicione a mão direita por cima da cabeça. Puxe a mini band com a mão direita até o braço esticar totalmente. Repita do outro lado.
Qual o melhor hip band ou mini band?
Escolher entre a mini band ou a hip band depende dos seus objetivos. A diferença entre ambas é o material. A mini band é feita apenas com látex e a hip band combina látex, poliéster e elastano, sendo um material mais grosso.
Assim como a mini band, a hip band também tem variação na resistência, indo da mais leve à mais forte.
Devido a diferença no material, a hip band pode apresentar uma resistência maior e também uma sensação diferente no corpo.
Quem está começando agora a treinar tem mais a ganhar com a mini band. Quem já treina pesado e deseja se desafiar ainda mais, pode investir na hip band. De qualquer forma, em ambos os casos, é importante usar a faixa da cor certa para seu nível.
Qual a melhor marca de mini band?
Existem várias marcas de mini band no mercado, na hora de escolher a melhor para você, existem alguns pontos importantes que precisam ser considerados.
Dimensão
As marcas podem variar muito em relação às dimensões das faixas elásticas. Além disso, dentro do kit, essas medidas variam conforme o grau de resistência.
Dentro de um mesmo grau de resistência, há variações na largura, comprimento e espessura de uma marca para outra. Verifique quais exercícios irá fazer e também pense no tamanho do seu corpo, escolhendo mini bands com medidas adequadas para você.
Resistência
A resistência é um dos principais pontos na escolha da mini band. Se ela for pouco resistente, o grau de dificuldade será baixo – e você poderá não conseguir os resultados que almeja. Já s ela for muito resistente, poderá ser difícil realizar os exercícios de forma adequada.
Em geral, as resistências variam de 2,5kg a até 12 kg. Quanto maior for esse valor, mais difícil será realizar os exercícios. Sempre comece com as mini bands mais leves e vá trocando aos poucos dentro do kit – ou para outras marcas com resistências maiores.
Kits
Avalie quantas faixas elásticas o kit apresenta – e as gradações de resistências. Um bom kit deve conter em torno de 5 faixas elásticas, permitindo que você varie suas atividades e trabalhe com diferentes resistências para várias partes do corpo.
Conheça a mini band Be Stronger
O kit de mini band da Be Stronger é composto por 5 peças, com intensidades diferentes – perfeitos para treinos em casa ou onde você desejar. O kit conta com:
- elástico amarelo, extra leve, com espessura de 0,35 mm a 0,45mm;
- elástico verde, leve, com espessura de 0,5mm a 0,6mm;
- elástico vermelho, médio, com espessura de 0,75 mm a 0,8mm;
- elástico azul, pesado, com espessura de 0,85mm a 0,95mm;
- elástico preto, extra pesado, com espessura de 1,05mm a 1,15mm.
Todos possuem comprimento de 280mm e altura de 48 mm e são produzidos com látex.Agora já sabe tudo sobre a mini band? Garanta a sua na Be Stronger!