A argola olímpica é um acessório muito usado no crossfit e nos treinamentos em suspensão. Ela traz uma série de vantagens, ajudando no desenvolvimento da força e na definição muscular.
O material pode ser encontrado em madeira ou em plástico e permite o uso até mesmo para os treinos em casa. Quer entender o poder da argola olímpica? Siga conosco!
O que é a argola olímpica?
A argola olímpica é, na verdade, dois anéis (que podem ser de madeira ou de plástico) com alta resistência e tiras de nylon com maior espessura, além de fivelas de fecho rápido. Ela funciona como um importante acessório para os exercícios suspensos, tanto nos treinos funcionais, como no crossfit.
Com ela, é possível trabalhar a musculatura dos braços, costas e peito, além de permitir a realização de exercícios de flexão, cruz de ferro, pull ups, mergulhos e muitos outros. Ainda é possível realizar uma série de abdominais, trabalhando os músculos do core de maneira coordenada.
O equipamento, como o próprio nome indica, faz parte das competições de ginástica olímpica, estando presente desde os Jogos de Atenas, em 1896. A prova é muito difícil e exige bastante concentração e equilíbrio dos ginastas. Durante a série, o atleta realiza uma série de exercícios de força e equilíbrio, exigindo uma perfeita sincronia entre os vários grupos musculares.
Com o tempo, a argola olímpica passou a integrar o treino de pessoas que não praticavam ginástica olímpica, mas desejavam melhorar o seu condicionamento e força. Um ponto interessante é que, na ginástica olímpica esse é um exercício exclusivamente realizado pelos homens. Mas nos box de crossfit, qualquer pessoa poderá se exercitar com as argolas, inclusive as mulheres.
Como montar argola olímpica?
Para conseguir os resultados esperados, um ponto importantíssimo é pendurar corretamente as suas argolas olímpicas. Elas podem ser instaladas em barras no teto, na parede, na porta ou até em uma árvore.
O primeiro passo é pegar a fita com a fivela (que deve vir inclusa no kit da argola ou pode ser comprada separadamente) e passar por cima da barra ou da árvore, onde a argola ficará instalada.
Depois, pegue a argola, passe a parte com a fivela por dentro da argola e procure o final da fita. Na sequência, passe a fita por dentro da fivela. Então, é só fazer o ajuste da altura desejada e fechar a fivela. Confira se a argola está bem firme e depois é só usá-la.
Na hora de colocar a fita na fivela, aperte o botão da fivela e passe a fita por baixo, como se fosse um cinto de carro. Aperte o botão para regular a altura e quando estiver ok, é só soltar o botão.
Nunca passe a fita pela frente da fivela, pois ela ficará solta e poderá acabar causando um acidente.
Argola olímpica crossfit: quais as vantagens?
A argola olímpica é um equipamento polivalente que permite a realização de diferentes exercícios – e justamente por isso conta com tantos benefícios.
- As elevações nas argolas são bem mais difíceis do que as realizadas na barra, mas permitem um crescimento muscular mais rápido.
- Você irá realizar um esforço muscular máximo em um curto espaço de tempo, além de trabalhar com fluidez de movimento, recrutando a musculatura de todo o membro superior, desde os pulsos até às costas.
- Além da força para elevar o corpo, suas fibras musculares precisam brigar contra a gravidade e a instabilidade, sendo um movimento de difícil execução, mas com resultados rápidos e visíveis.
- Você irá trabalhar a musculatura dos membros superiores e também do Core, fundamentais na estabilização.
- É possível pensar em adaptações nas séries tanto para quem está começando, como para quem é mais avançado.
- É possível variar os movimentos, trabalhando outras regiões musculares.
- São fáceis de transportar e você pode treinar em casa ou até em parques.
- É um exercício diferente e desafiador.
Como treinar com a argola olímpica?
A subida na argola é um dos pontos mais importantes – e um dos exercícios mais praticados. Para realizá-la corretamente é fundamental seguir alguns passos. Esse é um exercício de nível iniciante, mas que, se não é bem executado, dificulta para que você prossiga com as demais sequências. Veja o passo a passo que montamos.
Posição inicial
Comece segurando as argolas nas mãos, fazendo uma pegada falsa, e ficando na posição suspensa. A pegada falsa oferece maior alavancagem. A ideia é apoiar as argolas na articulação dos punhos – e não nos dedos.
Para isso, coloque os punhos sobre as argolas e depois envolva as argolas com os dedos e o dedão, mantendo os punhos dobrados. Flexione os antebraços e segure com firmeza.
O movimento
Mantenha os dedos juntos e as mãos fechadas e se incline de leve para trás. Traga as mãos para baixo, em direção ao esterno.
A entrada
Deixe as mãos na altura do esterno e incline a cabeça para frente. Entre com os braços. A posição é parecida como se você fosse cabecear uma bola de futebol, com os ombros posicionados acima das mãos, enquanto vai descendo os cotovelos. Você estará no fundo do mergulho. Sempre mantenha as mãos firmes, durante todo o movimento.
A extensão
Agora, você deve dar um impulso para sair do mergulho e fazer uma posição travada acima das argolas, finalizando o movimento.
Para isso, abaixe o corpo e controle a sua suspensão. Muitos praticantes têm dificuldades em realizar esse movimento por causa da técnica e da falta de força. Para melhorar a técnica, pratique a pegada falsa e ensaie mais a transição (mantenha as mãos firmes e projete a cabeça rapidamente entre elas). Caso você precise melhorar a força, faça mais treinos de barra e mergulhos.
Dicas
A oscilação dos quadris acaba dificultando o equilíbrio. Para reduzir esse ponto, contraia bem o abdômen, de modo a estabilizar o seu core.
Quem é iniciante, deve começar com a argola baixa, próxima ao chão. Aí você poderá treinar a pegada falsa e o movimento de entrada. Faça várias séries, até a execução estar bem realizada e os músculos acostumados.
Depois, ainda com as argolas baixas, faça a entrada e, quando estiver ereto, tire os pés do chão, treinando a força de estabilização. Aos poucos, vá treinando estender os braços.
Treine cada uma das etapas aos poucos – assim, você aprenderá a executar os movimentos corretamente e treinará a força necessária.
Agora, você já sabe tudo sobre a argola olímpica? Que tal começar a usá-la para potencializar seus treinos? Confira a argola da Be Stronger e tenha resultados ainda mais expressivos!