Com o avanço da vacinação e o retorno das atividades, muitas pessoas estão apreensivas em relação às novidades da academia em 2022. Após um ano complicado, com muitos meses de isolamento, os praticantes estão em busca de novidades no meio fitness – e a sua academia não pode ficar de fora.
O Brasil é o segundo país no ranking de número de academias – e o maior na América Latina. De acordo com a Associação Brasileira de Academias são 33.157 estabelecimentos em todo o país, com cerca de 8 milhões de alunos.
Para se destacar em um mercado tão competitivo, é fundamental ficar atento as novidades e investir em diferenciações para seus clientes. Saiba como turbinar sua academia em 2022 e atrair ainda mais praticantes!
As principais tendências de academia em 2022
O mundo fitness não para de inovar – e mesmo com a pandemia, as pessoas não deixaram de se exercitar. Na verdade, muitas mudanças foram trazidas pelo isolamento social e várias pessoas passaram a aderir essas novidades. Veja as principais tendências de academia em 2022.
Treinamento online
Durante o lockdown, muitas academias passaram a oferecer treinos e aulas online, por meio de aplicativos com transmissões ao vivo. As lives no Instagram e YouTube também atraíram a atenção dos praticantes.
Além das transmissões ao vivo, muitas academias investiram em gravações, disponibilizando esse material para os alunos, que puderam programar quando desejavam realizar seus treinos.
A comodidade de treinar em casa (ou de onde quiser) atraiu um número significativo de interessados e a modalidade deve continuar em franco crescimento em 2022. Ela é perfeita para aquelas pessoas com rotinas corridas e que nem sempre conseguem um tempo para se deslocar até a academia (principalmente em cidades nas quais as academias funcionam apenas em horário comercial).
Se esse é o público da sua academia, você pode continuar investindo nos treinamentos online, por meio de aplicativos, pacotes especiais e transmissões ao vivo, oferecendo uma comodidade a mais para seus clientes e destacando seu negócio.
Práticas ao ar livre
O contato com a natureza é excelente para reduzir o estresse. E essa foi uma solução encontrada por muitas pessoas durante a pandemia, com treinamentos em praças, parques e outros ambientes abertos.
A ideia deu tão certo que muitos praticantes não querem retornar aos ambientes das academias. Para continuar agradando e atraindo essas pessoas, sua academia pode oferecer aulas especiais em locais públicos, como parques e praças da sua cidade.
São inúmeras as opções, como aulas de yoga, alongamento, kung fu, kangoo jump, calistenia, treinamento funcional, corridas em grupo etc.
Exercícios personalizados
A personalização é outro ponto importantíssimo e que tem estado em alta no mundo fitness. Afinal, as pessoas desejam encontrar uma academia que seja flexível e compatível com suas necessidades e desejos.
Por isso, para se diferenciar, vale a pena focar em oferecer planos variados, desde os mais básicos, até os completos (incluindo a opção de treinos online ou ao ar livre). Pense também em diversificar suas modalidades e até horários de funcionamento. Outra possibilidade é contar com horários exclusivos para os personais (e também oferecer o serviço de treinamento personalizado para quem se interessar).
Para turbinar os resultados dos praticantes, sua academia pode investir em softwares que ajudam os instrutores a montarem treinos de forma otimizada, considerando as necessidades e especificidades de cada aluno.
HIIT
A rotina corrida não pode ser uma desculpa para deixar de treinar. E entre os praticantes sem muito tempo disponível na agenda, uma modalidade que vem crescendo é o HIIT –abreviação de High Intensity Interval Training, ou treino intervalado de alta intensidade.
O HIIT não é exatamente uma novidade, pois há alguns anos vem crescendo em popularidade. Mas em 2022 ele deve ser ainda mais presente. Em média, um treino de HIIT dura de 20 a 30 minutos, porém, como ele é de alta intensidade, os resultados são muito mais rápidos, inclusive a queima de calorias.
Atualizar seus professores para que eles possam oferecer treinos de HIIT é uma ótima ideia para que seus alunos se sintam mais motivados e consigam encaixar a atividade física em suas rotinas.
Aplicativos
A tecnologia também chegou às academias – e deve estar cada vez mais presente em 2022. Uma tendência é o uso de aplicativos de exercícios e de monitoramento. Eles melhoram a comunicação e automatizam diversos processos.
Existem versões que contam, até mesmo, com funções como exibições de vídeos demonstrativos dos exercícios e ferramentas de monitoramento, para que os alunos consigam medir o quanto estão queimando de caloria, o tempo do exercício, a temperatura corporal, aferir a pressão e diversas outras possibilidades.
Acompanhamento interdisciplinar
Já foi o tempo em que as academias contavam apenas com profissionais de educação física. Hoje, elas funcionam como um local completo para assessorar os praticantes. Por isso, contar com serviços adicionais é uma forma de se diferenciar, como nutricionistas, fisioterapeutas e até psicólogos.
Todos juntos conseguem oferecer uma assistência melhor ao aluno, garantindo que ele atingirá seus objetivos. E, dessa forma, ficará satisfeito com a sua academia, se tornando fiel e indicando-a para outras pessoas.
Treinamento funcional
Ao lado do HIIT, o treino funcional é outra modalidade que tem crescido nos últimos anos. Basicamente, essas atividades utilizam o peso do corpo do praticante e estão voltadas para melhorar a funcionalidade das pessoas, preparando-as para realizar as atividades do dia a dia e também ajudando os atletas a terem um desempenho melhor nas suas modalidades.
Para oferecer o treinamento funcional, além de professores preparados, você deve equipar sua academia com os acessórios certos.
Aluguel de equipamentos para treinos em casa
Com muitos alunos mantendo os treinos em casa – e até com as incertezas trazidas pela pandemia, uma solução encontrada por algumas academias – e que deve se manter forte em 2022, é o aluguel de equipamentos.
Dessa forma, os praticantes conseguem equipar sua casa para realizar os treinos online, sem terem de gastar muito. E as academias continuam tendo uma fonte de renda. Você pode pensar em pacotes específicos para seus alunos, que incluem tanto o treino online como o aluguel dos equipamentos.
Como a Be Stronger pode ajudar a sua academia ou box?
A Be Stronger é a parceira ideal para diferenciar a sua academia em 2022 ou box de crossfit. Afinal, contamos com uma enorme variedade de acessórios, com qualidade e durabilidade.
São itens para treino funcional, crossfit e musculação, além de vestuário, equipamentos de proteção e muitos outros, que você poderá comercializar na sua academia. Por exemplo, montando uma lojinha com roupas e acessórios para os praticantes – e garantindo uma renda extra para a sua academia.
A Be Stronger está no mercado fitness desde 2011, produzindo equipamentos e acessórios para musculação, crossfit, treinamento funcional e diversos outros esportes, com inovação e qualidade, garantindo, sempre, a melhor performance.
Parceria Be Stronger: uma novidade para sua academia em 2022
A Be Stronger, de olho nas tendências do mercado, traz uma novidade para as academias em 2022: seu programa de afiliados.
É a possibilidade das academias gerarem uma renda extra através da indicação dos nossos produtos para os alunos.
Para participar, é muito simples: basta realizar o cadastro no programa de afiliados da loja Be Stronger. A partir de então, todas as vendas realizadas para clientes que tiverem acessado nossa loja por meio do seu link de afiliado, irão gerar uma comissão para você.
A comissão é de 10% sobre o valor líquido do pedido, ou seja, tirando os descontos e frete.
Ficou interessado? Faça agora o seu cadastro: envie um e-mail para bestronger@bestronger.com.br informando seu nome completo, CPF e endereço. Nossa equipe irá lhe retornar, em até 48 horas úteis, com os dados do seu cadastro. Para saber mais, assista ao nosso vídeo explicativo.