Loja Virtual
Blog BeStronger
No Result
View All Result
  • Be Stronger
  • Crossfit
  • Musculação
  • Funcional
  • Pilates
  • Eventos
  • Parceiros
  • Be Stronger
  • Crossfit
  • Musculação
  • Funcional
  • Pilates
  • Eventos
  • Parceiros
No Result
View All Result
Blog BeStronger
No Result
View All Result
Home Musculação

Anilhas e halteres: quais as diferenças?

27 de agosto de 2021
in Musculação
0

Se você está pensando em montar uma academia em casa ou começar a fazer os treinos no lar, é comum ter dúvidas sobre a escolha entre anilhas e halteres. Embora ambos sejam usados nos exercícios de força, eles possuem indicações diferenciadas.

Quer saber como equipar a sua academia em casa com anilhas e halteres? Siga a leitura!

Anilhas e halteres: quais as diferenças?

Decidir entre anilhas e halteres dependerá muito do nível de treinamento em que você está. Para quem está começando, sem dúvida os halteres são mais indicados, já que existem opções mais leves – e também ocupam menos espaço.

Mas para os avançados, as anilhas podem ser mais indicadas. Embora elas sejam mais utilizadas para os treinos com barra, também podem ser aplicadas em uma série de atividades como exercícios para peito, tríceps, pernas e abdômen – quando usadas sozinhas.

Se você pretende equipar a sua academia também com barras, então a recomendação é optar pelas anilhas. Você poderá usá-las como peso para suas barras e também como uma espécie de halter para exercícios gerais como flexão, prancha, abdominal e agachamento.

Os halteres têm a vantagem de serem menores e mais fáceis de organizar, além de permitirem executar uma série de exercícios como elevações, agachamentos, remada, pulôver, encolhimentos, prancha, extensão de tríceps, rosca etc.

Nada impede, é claro, que você monte a sua academia com anilhas e halteres, deixando-a ainda mais bem equipada.

Como escolher os halteres?

É importante explicarmos que existem 4 principais tipos de halteres, que são:

  1. Halteres com anilhas: são opções mais comuns e populares, com anilhas de materiais pesados como chumbo e ferro;
  2. Halteres sextavados: produtos com ferro fundido e que podem (ou não) ter estrutura emborrachada;
  3. Halteres de piscina: são usados para os exercícios na água e são produzidos em material resistente à água;
  4. Halteres com cordas: fornecem apoio para o peso do corpo durante as atividades físicas, ajudando a manter a postura correta durante as atividades.

Ainda é possível encontrar halteres fixos e ajustáveis. Os fixos são aqueles nos quais o peso não pode ser ajustado. Eles oferecem mais segurança nos exercícios, contudo reduzem a diversidade de aplicações.

Já os ajustáveis, como o nome indica, são modelos com roscas e porcas, permitindo variar o peso. Eles não são tão seguros quanto os halteres fixos, contudo oferecem maior variedade de atividades.

Na hora de escolher os halteres para seus treinos, além do modelo, considere:

  • forma do haltere: ele pode ser redondo (formato tradicional), hexagonal (mais usado no crossfit), quadrado ou triangular;
  • material: os halteres mais caros são produzidos em metal, aço, aço cromado, uretano, espuma ou vinil, dependendo do local de uso. Contam com uma engenharia resistente à impactos e recartilhamento para melhorar a aderência das mãos;
  • peso: os halteres podem variar de 40 gramas a até mais de 20 kg. Os pesos mais leves são usados em sessões de fisioterapia e também são mais baratos. O peso está relacionado ao preço, então quanto mais pesado, mais caro. Existem kits de halteres com opções de diferentes pesos.

Como escolher as anilhas?

As anilhas, basicamente, podem ser encontradas em duas versões: de ferro e emborrachadas.

Anilhas de ferro

As anilhas de ferro são aquelas encontradas no material “bruto”, com apenas um revestimento de tinta. Elas geralmente são pretas ou em tons mais escuros e neutros. Como esse é um material com menor acabamento, também costuma ser mais barato, com um custo 30% menor do que a anilha emborrachada.

Anilhas emborrachadas

As anilhas emborrachadas, por sua vez, são aquelas que possuem um revestimento, geralmente em PVC, e uma variação maior de cores, agradando quem deseja também pensar no design e na estética da sua academia em casa.

Diferenças

Em termos de qualidade, as duas anilhas são equivalentes. Muitas pessoas acreditam que as emborrachadas são mais resistentes à queda, o que não é verdade. Ambas possuem uma durabilidade semelhante. A diferença é que as anilhas de ferro podem enferrujar caso sejam expostas à umidade, já as emborrachadas não têm esse problema.

Outro ponto é que tanto as anilhas de ferro como as emborrachadas, se caírem, têm o mesmo potencial para quebrarem o piso. Então sempre use um tapete emborrachado para reduzir as chances de acidentes.

Em termos de pesos, as anilhas costumam iniciar com opções de 3 a 5 kg e vão aumentando, com versões de 10 kg, 20 kg, 30 kg e até de 50 kg para treinos mais pesados.

Anilhas e halteres: qual o melhor para mim?

Apesar das dicas, ainda está em dúvidas entre comprar anilhas ou halteres? Se você quer uma academia bem equipada e que promova mais versatilidade de usos, nossa sugestão é investir em um kit de halteres e anilhas, com diferentes gradações de pesos.

Outa opção é o kit de halteres, anilhas e barras fitness. Assim, você conseguirá economizar, comprando tudo de uma só vez e trazendo ainda mais versatilidade aos seus treinos, já que alguns exercícios poderão ser executados com barras e anilhas, outros com halteres e outros apenas com anilhas.

De qualquer forma, sempre avalie a marca do produto, as características, a qualidade e a durabilidade, considerando o custo-benefício.

Agora ficou mais fácil decidir entre anilhas e halteres? Na Be Stronger, você encontra tudo o que precisa para deixar sua academia mais bem equipada, com anilha emborrachada, halter emborrachado e muito mais!

Share171Tweet107Share30

Related Posts

Grip Thor Valhalla: proteção para suas mãos!
Be Stronger

Grip Thor Valhalla: proteção para suas mãos!

22 de março de 2022
5 exercícios com dumbbell para iniciantes
Crossfit

5 exercícios com dumbbell para iniciantes

15 de março de 2022
cinto para agachamento
Crossfit

Cinto para agachamento: o que é e como usar?

13 de janeiro de 2022

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

  • corda naval

    Como escolher a corda naval?

    513 shares
    Share 205 Tweet 128
  • Straps para melhorar o desempenho do seu treino

    493 shares
    Share 197 Tweet 123
  • Qual a função da munhequeira crossfit?

    472 shares
    Share 189 Tweet 118
  • Caneleira de peso: qual é a ideal?

    465 shares
    Share 186 Tweet 116
  • Joelheira crossfit: vale a pena usar?

    453 shares
    Share 181 Tweet 113
Instagram Facebook Youtube

© 2020 BeeOn Feito com ❤ para você.

No Result
View All Result
  • Home

© 2020 BeeOn Feito com ❤ para você.